Moraes manda Jair Bolsonaro para prisão domiciliar por violar medidas cautelares

04 agosto 2025 às 19h19

COMPARTILHAR
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira, 4 de agosto, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra prisão domiciliar. A medida foi tomada após o magistrado entender que o ex-chefe do Executivo violou as restrições impostas em 18 de julho, ao se comunicar com apoiadores e divulgar mensagens em redes sociais durante atos realizados no domingo anterior.
Na decisão, Moraes destaca que Bolsonaro utilizou perfis de aliados e de seus três filhos para divulgar conteúdo classificado como incitador de ataques ao STF e de apoio à intervenção estrangeira no Poder Judiciário. A conduta, segundo o ministro, configura desobediência às medidas cautelares impostas anteriormente no âmbito das investigações que tramitam na Corte.
Além da prisão domiciliar, o ministro proibiu Bolsonaro de fazer uso de celulares, de registrar imagens ou de permitir que terceiros o façam em seu nome. Também foi determinado o recolhimento de equipamentos eletrônicos. Agentes da Polícia Federal foram à residência do ex-presidente para cumprir a ordem judicial.
A medida se soma a outras ações que envolvem Bolsonaro em diferentes frentes de investigação no STF.