O advogado e professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Nile William assumiu oficialmente a presidência estadual do PT, em cerimônia que reuniu parlamentares, prefeitos e lideranças políticas do Tocantins na noite desta sexta-feira, 29. O novo dirigente afirmou que pretende conduzir o partido com foco na defesa da classe trabalhadora e na ampliação do diálogo com movimentos sociais e outras forças políticas.

Durante o evento, o senador Irajá Abreu (PSD) reforçou sua parceria com o PT e se comprometeu a atuar junto ao partido nas eleições de 2026. “Tenho a convicção de que, a partir do ano que vem, nas eleições que se aproximam, teremos bons quadros de candidatos a governador, e o PT estará no papel importantíssimo na formação dessa aliança vitoriosa”, disse.

Irajá, na última semana, prestigiou a mudança do vice-governador Laurez Moreira do PDT para o PSD. Apesar da aliança de Irajá com o PT, a costura do PT com Laurez ainda dependerá de muita saliva, pois o segundo do executivo estadual terá que defender Lula em 2026, coisa que não é muito esperada pela ala mais atuante da sigla que defende, em primeiro lugar, um pré-candidato que seja petista.

O ex-deputado federal Paulo Mourão também comentou a posse, destacando o potencial de renovação e diálogo do novo presidente: “O professor Nile é um jovem bem qualificado, com capacidade de diálogo, e veio no momento ímpar de fortalecer o partido e ampliar sua atuação no Tocantins”.

A nova direção estadual do PT terá, nos próximos quatro anos, a missão de consolidar a atuação política, ampliar alianças e preparar o partido para o pleito do próximo ano, após ter o ex-deputado Zé Roberto (PT) à frente do partido por oito anos.