As obras de construção da ponte sobre o Rio Tocantins, localizada na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), alcançaram 35% de execução. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as fundações da estrutura foram concluídas e as equipes do consórcio responsável atuam atualmente na mesoestrutura, com foco na execução dos pilares e travessas.

A nova travessia está sendo erguida no local onde a antiga Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou no dia 22 de dezembro de 2024, deixando 14 mortos, três desaparecidos e uma pessoa ferida. Na ocasião, duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões, sendo três deles transportando ácido sulfúrico e agrotóxicos, caíram no rio. Um vereador de Aguiarnópolis, que denunciava a precariedade da estrutura, registrou o momento da queda.

Para viabilizar a construção, o que restou da ponte antiga foi demolido no dia 2 de fevereiro deste ano. A implosão utilizou 250 kg de explosivos e durou cerca de 15 segundos.O empreendimento conta com investimento total de R$ 171,1 milhões, provenientes do Governo Federal. Ao todo, as 24 fundações da nova ponte já foram finalizadas, e 18 dos 26 pilares previstos estão prontos. À medida que os pilares são concluídos, as travessas são executadas no local para, posteriormente, permitir a instalação das 45 vigas pré-moldadas. Na sequência, o cronograma prevê a colocação de 2.088 pré-lajes pré-fabricadas, medida que visa acelerar o processo construtivo.

A nova ponte de Estreito terá 630 metros de extensão e dezenove metros de largura, com um vão livre de 154 metros. O projeto contempla duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros, barreiras de proteção do tipo New Jersey e dois passeios para pedestres, com guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

A previsão é que a obra seja concluída no prazo de um ano, contado a partir da assinatura do contrato emergencial. Recentemente, o governo federal anunciou que a obra será entregue no dia 27 de dezembro deste ano.