Novo Polo de Agricultura Irrigada pode transformar o Sudoeste do Tocantins
15 julho 2024 às 10h33
COMPARTILHAR
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Governo do Tocantins e representantes de vários municípios do estados estiveram em Lagoa da Confusão para a criação do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Este será o 13º pólo deste tipo no país. Aqui no Tocantins o polo deve contemplar as cidades de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita, Cristalândia, Pium e Sandolândia, com potencial para impactar a vida de 110 mil pessoas.
Os polos de agricultura irrigada são áreas onde a agricultura irrigada está presente, com potencial para se expandir, considerando o solo e a disposição natural de água. A nova condição de “polo” cria uma conexão direta entre produtores, gestores municipais e Governo Federal.
Larissa Rêgo, diretora de Irrigação do MIDR, destacou a importância do novo polo. “Esta iniciativa representa um marco significativo para o estado do Tocantins, promovendo o desenvolvimento sustentável e aumentando a produtividade agrícola com tecnologias avançadas de irrigação, expandindo a área irrigada de 150 mil hectares para 225 mil hectares até 2030”, afirmou.
Já o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANAS), Filipe Sampaio, reforçou a importância da irrigação para o Brasil: “a irrigação desempenha um papel crucial na agricultura brasileira, representando 50,5% dos usos consumidos da água no país”.
Também participaram da reunião Thiago Benfica, secretário de Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional; Renato Jaime, presidente do Naturatins; Márcio Câmara, procurador da Procuradoria-Geral do Estado de Tocantins; Wellington Magalhães, juiz da Comarca de Cristalândia; Wagno Milhomem, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest); e Luís Eduardo Bovolato, reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).