Obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis e Estreito, já foram 75% executadas

09 outubro 2025 às 14h22

COMPARTILHAR
Com 75% das obras concluídas, a construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), avança para a fase final. O empreendimento, que conta com investimento de R$ 171,1 milhões do Governo Federal, tem previsão de conclusão até o final deste ano. Quando finalizada, a estrutura restabelecerá a ligação da rodovia a outras vias da malha nacional, permitindo novamente o tráfego entre a Região Norte e as demais regiões do país.
A execução está sendo feita pelo método de balanço sucessivo, técnica utilizada em pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente em locais onde não é possível utilizar escoramentos convencionais apoiados no solo. O processo consiste na construção da estrutura em segmentos, chamados de aduelas, que são concretados ou pré-moldados e avançam de forma equilibrada a partir de um ou mais pilares centrais.
Até o final de setembro, todas as 24 fundações e os 26 pilares estavam concluídos. Também foram finalizadas as 45 vigas pré-moldadas que compõem a nova Obra de Arte Especial (OAE), além da concretagem de cinco das nove lajes previstas.
As aduelas de disparo já foram finalizadas, e as equipes seguem na execução das demais aduelas dos balanços sucessivos. Até o momento, 20 das 60 peças foram concretadas. As pré-lajes também estão concluídas, e os trabalhos continuam em andamento, dando forma à nova estrutura.
A ponte terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. O projeto prevê duas faixas de rolamento de 3,6 metros, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, além de dois passeios para pedestres e guarda-corpos em ambas as extremidades do tabuleiro.