A obra de construção do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, em Palmas, concluiu a etapa de fundações e iniciou a superestrutura, conforme prazo previsto no cronograma. A nova unidade hospitalar feminina teve um investimento inicial de R$299 milhões, realizado por meio da 1ª Parceria Público-Privada (PPP) do Governo do Tocantins na área da saúde.

A nova unidade fica localizada na 1.301 Sul e dará uma nova estrutura ao atual Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). A obra está sendo erguida em um terreno de 25 mil m², seis vezes maior que a estrutura atual. O hospital contará com 210 leitos e 20 vagas na nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, ampliando a capacidade de atendimento em mais de 60%.

Entre os diferenciais da nova estrutura estão a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) obstétrica-ginecológica inédita no Tocantins; a ampliação dos leitos de UTI neonatal; e a construção de um heliponto, que permitirá resgates e transportes de emergência com mais agilidade.

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, destaca que o novo hospital será um marco para a saúde pública do estado, “Estamos construindo uma estrutura moderna, humana e acolhedora para garantir atendimento de qualidade às mães e aos recém-nascidos de todo o estado. Esta é uma das obras mais importantes da nossa gestão e, por isso, estamos acompanhando de perto cada etapa, para que seja entregue o quanto antes, com excelência e respeito ao povo do Tocantins”, pontua o governador.

A próxima etapa da obra contempla a finalização da estrutura da primeira fase, que inclui os blocos do ambulatório, da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e do refeitório. Iniciada em maio deste ano, a construção tem prazo contratual de 24 meses, com expectativa de ser concluída em menos tempo.