Palmas amplia acesso ao autoteste de HIV e serviços de prevenção a partir desta quarta-feira
11 dezembro 2024 às 17h48
COMPARTILHAR
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), iniciou nesta quarta-feira, 11, a distribuição gratuita de autotestes de HIV em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad III) e na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA). O objetivo é descentralizar o acesso à testagem, promover maior sigilo e autonomia aos usuários e democratizar o serviço nas unidades de saúde da cidade.
As primeiras USFs a oferecerem o serviço são as localizadas na Arno 41 (403 Norte), Arno 42 (405 Norte), Arno 44 (409 Norte) e José Luiz Otaviani (Arno 33/307 Norte). A distribuição será expandida gradativamente para as demais unidades até o dia 20 de dezembro (confira cronograma completo abaixo).
De acordo com a Semus, o autoteste já estava disponível no Núcleo de Assistência Henfil e sua ampliação reforça as ações de prevenção e diagnóstico precoce do HIV. O teste detecta os anticorpos geralmente a partir de 30 dias após a exposição, dependendo da resposta imunológica do organismo.
A coordenadora do Grupo Condutor das Doenças Infectocontagiosas da Semus, Carolina Freitas, reforça a importância das ações. “O autoteste é uma ferramenta poderosa para alcançar o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento rapidamente, se necessário. Associado às profilaxias e à distribuição de preservativos, temos um conjunto robusto de estratégias para combater o HIV em Palmas.”
Prevenção ampliada
Além do autoteste, a Semus disponibiliza preservativos e oferece serviços como a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), voltada para pessoas em maior situação de vulnerabilidade, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), destinada a quem teve contato de risco recente com o vírus. Ambas estão disponíveis gratuitamente em diversas unidades.