Palmas inicia período de matrículas para a rede municipal de ensino em 2025
04 janeiro 2025 às 10h26
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A Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas divulgou o cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025. O processo terá início na próxima segunda-feira, 6, com a 1ª etapa de transferências automáticas entre as unidades escolares da rede municipal. Essa etapa segue até sexta-feira, 10, e será realizada integralmente por meio do Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas), uma plataforma digital que abrange desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até as escolas de Ensino Fundamental, em regime de tempo parcial e integral.
Após o período de transferências automáticas, pais e responsáveis poderão solicitar transferências por interesse próprio entre 13 e 17 de janeiro, para realocar os alunos em outras unidades, conforme a disponibilidade de vagas. Os estudantes que tiverem as solicitações de transferência aprovadas terão de 20 a 24 de janeiro para efetivar a matrícula na nova unidade escolar.
O cadastro para novos alunos estará disponível de 20 a 24 de janeiro. Aqueles classificados na primeira etapa terão um prazo de cinco dias úteis, de 27 a 31 de janeiro, para comparecer à unidade educacional e formalizar a matrícula.
Para efetivar a matrícula, os responsáveis devem apresentar os seguintes documentos na unidade educacional:
- Declaração de transferência ou histórico escolar (para o Ensino Fundamental);
- Foto 3×4 recente;
- Fotocópias da certidão de nascimento, comprovante de endereço atualizado, cartão de vacinação atualizado (para crianças de até 10 anos), cartão SUS, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos) e carteira de reservista ou CDI (para homens maiores de 18 anos).
O SIMPalmas é a ferramenta central do processo, permitindo aos interessados cadastrar informações, acompanhar a disponibilidade de vagas e verificar a classificação na lista de espera. A classificação obedece aos critérios estabelecidos na Portaria Semed nº 0370, de 19 de outubro de 2023. Todos os critérios informados no cadastro devem ser comprovados documentalmente. A efetivação precisa ocorrer dentro do período estabelecido pelo SIMPalmas e no horário de funcionamento da secretaria escolar.