Palmas participa de Fórum Urbano Mundial promovido pela ONU, no Egito
07 novembro 2024 às 11h37
COMPARTILHAR
Palmas é uma das representantes brasileiras entre as participantes da 12ª edição do Fórum Urbano Mundial (WUF12), evento promovido pela ONU-Habitat, que acontece até esta sexta-feira, 8, no Cairo, Egito. O encontro reúne representantes de cidades de todo o mundo para debater soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento urbano. Além de Palmas, o Brasil é representado pelas cidades de Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que, assim como a capital tocantinense, buscam se integrar às discussões globais sobre urbanização sustentável e as estratégias para lidar com os desafios urbanos contemporâneos.
A delegação de Palmas é composta por Meire Carreira, secretária executiva do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), e Marcos Cardoso, coordenador de Projetos e Captação de Recursos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Os dois participaram de diversas sessões técnicas e debates ao longo dos dias do fórum.
Na segunda-feira, 4, primeiro dia do evento, os representantes marcaram presença em uma sessão sobre planejamento financeiro de projetos de infraestrutura verde e Parcerias Público-Privadas (PPPs), ao lado de representantes de outras cidades da América do Sul e África. O debate teve como objetivo compartilhar experiências e melhores práticas para viabilizar projetos urbanos sustentáveis, utilizando ferramentas financeiras inovadoras e promovendo a colaboração entre o setor público e privado.
Outro destaque da participação de Palmas no evento foi a presença no painel ‘Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Amazônia (Dusa)’, realizado na terça-feira, 5. A sessão teve como foco o fortalecimento de parcerias estratégicas para a construção de soluções urbanas sustentáveis na região amazônica. O evento foi organizado pela agência de cooperação alemã GIZ e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o apoio de diversas cidades da Amazônia, incluindo Palmas.
A capital tocantinense é uma das signatárias desta coalizão, que visa promover ações coletivas para enfrentar os desafios urbanos da Amazônia, respeitando a diversidade cultural e ambiental da região e incentivando a cooperação internacional. Durante o painel, foram discutidas estratégias para a implementação de políticas públicas e projetos que integrem as necessidades urbanas com as questões ambientais da Amazônia.
O WUF12 tem como tema central “Tudo começa em casa: ações locais para cidades e comunidades sustentáveis”, e é considerado o principal espaço global de debates sobre urbanização sustentável. O evento busca promover ações locais que integrem as dimensões social, cultural e econômica das comunidades, criando soluções que respondam aos desafios das cidades do século XXI, como o crescimento urbano acelerado, a mudança climática e a desigualdade social.
Entre os projetos discutidos no fórum, destaca-se o Gap Fund SUP, uma iniciativa que visa capacitar cidades da África e América Latina, incluindo Palmas, para o desenvolvimento de infraestruturas urbanas sustentáveis. O projeto oferece apoio técnico e facilita a troca de conhecimentos entre as cidades participantes, por meio de sessões interativas e a metodologia de ciclo cooperativo, implementada pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei).