Palmas recebe “Aulão do TikTok” com ingressos gratuitos para revisão do Enem
31 outubro 2025 às 13h46

COMPARTILHAR
Com foco em apoiar estudantes palmenses e de todo o país na reta final de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o TikTok promoverá, nos dias 1º e 2 de novembro, das 10h30 às 12h30, o “Aulão do TikTok”, um evento gratuito que será transmitido em cinemas de 32 cidades brasileiras. Em Palmas, as sessões ocorrerão no Shopping Capim Dourado, com parte dos 14.750 ingressos disponíveis por dia em 48 salas de exibição em todo o país, incluindo todas as capitais e cidades como Campinas (SP), Santarém (PA), Caxias do Sul (RS), Caruaru (PE) e Londrina (PR).
A ação busca complementar os estudos com uma abordagem voltada ao público jovem. De acordo com dados da plataforma, o conteúdo educacional no TikTok cresceu seis vezes em número de publicações e 5,6 vezes em visualizações em 2025. Especificamente sobre o Enem, o aumento foi de 5,7 vezes em postagens e 6,5 vezes em visualizações, somando 3,8 bilhões de visualizações no Brasil entre janeiro e outubro deste ano. As áreas que mais despertaram interesse dos estudantes foram Redação, Português e Matemática.
“Sabemos que essa reta final é muito intensa e exige muito dos estudantes. O TikTok faz parte desse momento como uma ferramenta de apoio e complemento a outros métodos de estudo. Para se ter uma ideia, o termo ‘Enem’ foi pesquisado mais de 7,5 milhões de vezes na plataforma entre 28 de outubro e 17 de novembro de 2024, período que abrangeu as semanas das provas no ano passado. E esse comportamento segue uma crescente este ano”, afirma Daniel Dränger, líder de marketing do TikTok no Brasil. “Por isso, queremos amplificar esse momento de dicas e de estudo, mas também torná-lo um momento leve e descontraído, utilizando o poder da plataforma para gerar um impacto positivo.”
As aulas serão ministradas por oito professores conhecidos por seus conteúdos na rede. No primeiro dia, o foco será em Ciências Humanas, com Samuel Nepomuceno (@dosesdahistoria) em História, Sebastian Fuentes (@anglo.vestibulares) em Geografia, Barbara Garbinato (@prof.barbaragarbinato) em Redação e Letícia de Souza (@portuguescomleticia) em Português.
O segundo dia será dedicado às Ciências da Natureza, com aulas de Biologia com Yago Stephano (@yagostephano), Química com Gabriel Cabral (@profgabrielcabral), Física com Ronaldo Carrilho (@anglo.vestibulares) e Matemática com Gabriela de Mello (@ameninadamatematica).
A curadoria pedagógica é conduzida pela professora e mestre Ana Carlota, coordenadora do Colégio São Luís e do Instituto Omunga. O projeto conta ainda com o apoio do Anglo, que, após os aulões, oferecerá 20 mil bolsas integrais para o curso online de revisão para o Enem. A dinâmica de participação será apresentada ao final do segundo dia, tanto presencialmente quanto na transmissão online. “Ter o TikTok como parceiro nos orgulha muito e reforça nossa responsabilidade na formação da futura geração de universitários. Acreditamos que a tecnologia e as redes podem ser grandes aliadas na formação de um país melhor por meio da educação, e o Enem pode ser um primeiro passo nesse sentido”, diz Viktor Lemos, diretor geral do curso Anglo pré-vestibular.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, com limite de dois por CPF por dia. O público pode escolher entre um ou os dois dias de programação. Além das exibições presenciais, o conteúdo será transmitido ao vivo pelo perfil do TikTok Brasil, e até a data das provas, revisões adicionais estarão disponíveis nos perfis do Anglo e dos professores.
O projeto foi desenvolvido e executado pelo estúdio criativo AKQA Casa, com sessões no cinema realizadas em parceria com a agência Publicis Brasil e a Flix Media.
Mais apoio nos dias do Enem
Durante as semanas das provas, o TikTok também levará conteúdo educativo a pontos físicos em várias regiões do país. A campanha, criada pela AKQA Casa, transformará perguntas enviadas por estudantes na plataforma em vídeos explicativos de professores, exibidos em telas de transporte público (ônibus, trens e metrôs) e em mobiliário urbano. “Queremos tornar o tempo do trajeto das pessoas um momento útil para uma última revisão ou para dicas novas, mas de uma forma diferente, que pode ajudar a relembrar temas que costumam gerar insegurança”, explica Dränger.
Campanha de conteúdo
Com o intuito de incentivar a produção de vídeos educativos e marcar os seis meses do Feed STEM no Brasil — espaço dedicado a temas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática —, o TikTok lançou a campanha de postagem #AprendaNoTikTok. A iniciativa premiará 15 vídeos produzidos entre 15 de outubro e 15 de novembro, com R$ 75 mil distribuídos entre os vencedores.
Os participantes concorrem em três categorias: STEM, Ciências Humanas e Linguagens, e Sustentabilidade. Os cinco melhores de cada grupo serão premiados. Para participar, é necessário se inscrever no site da campanha e publicar um vídeo original, com pelo menos 30 segundos, utilizando a hashtag #AprendaNoTikTok e a marcação específica da categoria. O conteúdo deve ser pedagógico, com linguagem acessível e informativa.
Serviço
Aulão do TikTok
Quando: 1º e 2 de novembro, das 10h30 às 12h30
Ingressos: gratuitos, disponíveis no Sympla
Campanha de postagem #AprendaNoTikTok
Período: até 15 de novembro
Inscrições e informações: disponíveis no site da campanha
