Palmas recebe carreta de saúde da mulher com ações do programa “Agora Tem Especialistas”
10 outubro 2025 às 15h22

COMPARTILHAR
O Tocantins recebe o início das ações do programa “Agora Tem Especialistas”, dentro da campanha Outubro Rosa, nesta sexta-feira, 10. A carreta de saúde da mulher está em Palmas e integra uma mobilização nacional do Ministério da Saúde que leva atendimento especializado a regiões com baixa oferta de serviços, com o objetivo de reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) enviadas ao Jornal Opção Tocantins, a carreta da saúde está instalada no Hospital de Amor, na Capital, e deve permanecer no local por cerca de 30 dias. A Pasta informou que o agendamento das pacientes será realizado pela Central Estadual de Regulação, que entrará em contato para informar datas e horários dos atendimentos.
As unidades móveis oferecem atendimento voltado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Além de Palmas, o programa começou nesta sexta-feira, 10, em outros 14 municípios de 13 estados, incluindo Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE) e Goiânia (GO).
Ao longo do mês de outubro, mais de 42,5 mil pacientes da rede pública, previamente agendadas, serão atendidas nas 28 carretas distribuídas em 20 estados. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 130 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias.
As ações do programa continuam no próximo dia 17 de outubro, quando outras 11 carretas de saúde da mulher serão deslocadas para municípios de oito estados: Ceará, Pará, Piauí, Paraná, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rondônia, além do Distrito Federal. Já no dia 24, uma nova unidade será instalada na comunidade do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.
O “Agora Tem Especialistas” é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS). O programa busca ampliar o acesso da população a atendimentos especializados e reduzir desigualdades regionais. O investimento previsto para o Outubro Rosa é de R$ 18,9 milhões.
A carreta instalada em Palmas conta com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado. Assim como em outras localidades atendidas, o serviço leva atendimento a populações em regiões remotas, em áreas rurais e em cidades-polo que concentram pacientes de municípios vizinhos.
Entre os procedimentos ofertados estão mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia e exame anatomopatológico. Também são realizados exames de rastreamento do câncer de colo do útero, como colposcopia, biópsias e exames anatomopatológicos, além de ultrassonografia transvaginal e pélvica para avaliação ginecológica geral.
O consultório ginecológico da carreta do “Agora Tem Especialistas” dispõe de ambiente climatizado para consultas e diagnósticos, sala de espera externa com tenda climatizada e capacidade para ao menos 60 pessoas, televisão de 42 polegadas e bebedouro com água potável. A unidade também possui sala de pequenos procedimentos, central de esterilização e sala de acolhimento e pré-exame.
O programa prevê a circulação de 150 carretas pelo país até 2026. A iniciativa integra os dez eixos do “Agora Tem Especialistas”, que busca mobilizar toda a estrutura pública e privada de saúde para ampliar o acesso da população aos serviços especializados.
Além das carretas, o Ministério da Saúde mantém outras iniciativas voltadas ao fortalecimento do SUS. Entre elas estão a contratação de 320 médicos especialistas em 156 municípios, a realização de mutirões com mais de 65,5 mil atendimentos em 2025, o lançamento do Super Centro para Diagnóstico de Câncer e a entrega prevista de 121 aceleradores lineares até o final do próximo ano. Também há adesão de hospitais privados e filantrópicos para reforçar o atendimento público em todo o país.
