A cidade de Palmas se prepara para a inauguração da mais nova unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB), prevista para março. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, em reunião com a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau. O encontro selou os detalhes finais da parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, para viabilizar o funcionamento do centro, que tem como objetivo proporcionar atendimento integrado e humanizado às mulheres em situação de violência.

“A Prefeitura de Palmas concentra esforços para que a Casa da Mulher Brasileira seja inaugurada em março, durante o mês da mulher, oferecendo às palmenses um espaço de acesso facilitado a serviços especializados no combate à violência, promoção do empoderamento feminino e autonomia econômica”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.

Por sua vez, a secretária Nacional Denise Motta Dau ressaltou a dedicação da administração municipal para concluir a obra e expressou confiança na realização do projeto. “É surpreendente o empenho desta gestão para que possamos tornar a Casa da Mulher Brasileira em Palmas uma realidade”, comentou.

O encontro contou com a participação de diversas autoridades locais, incluindo as secretárias municipais da Mulher, Solange Duailibe, e da Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, além dos secretários municipais da Casa Civil, Rolf Vidal, da Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cézar Monteiro, do Planejamento, Orçamento e Licitações, André Fagundes Cheguhem, e da vereadora Thamires Lima. Também esteve presente o coordenador-geral de Infraestrutura do Ministério das Mulheres, Marcelo Pontes.

“Estamos ansiosos pela inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, esse dispositivo público representa um passo significativo no combate à violência contra as mulheres da nossa capital, pois oferecerá um espaço seguro e acolhedor para que elas possam buscar ajuda e apoio para reconstruir suas vidas”, destacou a secretária Municipal da Mulher, Solange Duailibe.

A Casa da Mulher Brasileira faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. Com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado, o espaço reúne diversos serviços especializados para mulheres em situação de violência, incluindo acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças na brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.