Petrobras e Transpetro emprestam robôs submarinos e sonar para buscas após colapso de ponte entre Tocantins e Maranhão
27 dezembro 2024 às 17h05
COMPARTILHAR
A Petrobras e sua subsidiária Transpetro iniciaram, na tarde desta quinta-feira, 26, o uso de tecnologias avançadas para auxiliar a força-tarefa liderada pela Marinha na busca por vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conectava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
A Petrobras disponibilizou um veículo remotamente operado (ROV), projetado para inspeções subaquáticas, equipado com câmeras de alta resolução. Operado por profissionais especializados, o robô contribuirá com as operações de resgate, realizadas por mergulhadores que atuam em profundidades de 20 a 60 metros. Nas próximas horas, mais três robôs submarinos da companhia devem reforçar as buscas.
Simultaneamente, a Transpetro forneceu um sonar, equipamento capaz de gerar imagens detalhadas do fundo do rio, permitindo que os mergulhadores sigam as buscas de maneira mais precisa.
A base operacional da força-tarefa foi instalada em Estreito (MA), onde a estrutura colapsou no último domingo, 22. Petrobras e Transpetro enviaram ao local especialistas em mergulho, análise de risco, gestão de contingências e combate à poluição.
Sobre a Transpetro
A Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras e uma das principais empresas de logística multimodal de petróleo e derivados na América Latina. Gerencia 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e uma frota de 33 navios. Oferece serviços para distribuidoras, indústrias petroquímicas e empresas do setor de óleo e gás.