PF encontra 70 armas, 110 mil dólares e 26 mil euros com suspeito investigado pela Lesa Pátria em Palmas
29 fevereiro 2024 às 17h13
COMPARTILHAR
Nesta sexta-feira, 29, Frederico Moraes de Barros Carvalho, empresário de Palmas, foi alvo da 25ª fase da Operação Lesa Pátria, conduzida pela Polícia Federal, que cumpre oito mandados de busca no Tocantins. A ação tem como objetivo identificar pessoas que financiaram e promoveram atos golpistas que resultaram em danos às sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023. Carvalho está sob investigação devido à suspeita de seu envolvimento.
Segundo apurações, na residência de Carvalho, um condomínio de luxo na região norte da capital, foram encontradas e apreendidos 70 armas, incluindo pistolas, revólveres, fuzis, espingardas e carabinas, além de quantias em dinheiro, totalizando 110 mil dólares e 26 mil euros. Todas as armas estariam registradas.
Outra informação é que o empresário estava entre as pessoas hospedadas no acampamento que planejou o ato golpista ocorrido em janeiro do ano passado.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a operação, também determina a quebra do sigilo de dados telefônicos, o bloqueio das redes sociais, a suspensão de portes de arma e dos passaportes dos investigados nesta fase da operação.
Operação Lesa Pátria
A Polícia Federal está conduzindo um total de 34 mandados judiciais, incluindo 24 de busca e apreensão, três de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridas em vários estados, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.
Além disso, foi decretada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, estimando-se que os danos ao patrimônio público possam alcançar R$ 40 milhões.