A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira, 30, três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão relacionados à investigação que resultou na maior apreensão de cocaína dos últimos 15 anos no Tocantins. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Porto Nacional.

A ação representa uma nova fase da operação iniciada em 8 de abril de 2025, quando foram apreendidos 565 kg de cloridrato de cocaína escondidos sob uma carga de melancias transportada por uma carreta, no município de Porto Nacional. Na ocasião, cinco pessoas foram presas em flagrante. Também foram apreendidas armas de fogo de uso restrito e proibido, além de veículos que, segundo a investigação, eram utilizados na logística do tráfico.

O objetivo da etapa mais recente da operação é cumprir medidas cautelares contra alvos identificados durante a apuração e reunir novos elementos de prova. As diligências ocorreram em diferentes localidades e contaram com a participação de equipes especializadas da Polícia Federal.

A investigação aponta para a existência de um grupo criminoso envolvido com o tráfico internacional de drogas, com atuação no Tocantins e em outros estados. A atual fase da operação tem como finalidade a completa desarticulação da organização criminosa, com foco em suas estruturas logística e financeira.