Plantio de soja no Tocantins começa nesta quarta com cadastro obrigatório na Adapec

29 setembro 2025 às 10h38

COMPARTILHAR
Nesta quarta-feira, 1º de outubro, abre o período para plantio de soja sequeiro para safra 2025/2026, que seguirá até 15 de janeiro de 2026, anuncia o Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Os sojicultores têm até o quinto dia útil após o encerramento deste período para realizar o cadastro das áreas cultivadas na Adapec.
A janela de plantio é uma medida fitossanitária para monitorar o controle das pragas que ameaçam a cultura da soja, como a ferrugem asiática, sua principal ameaça.
“Queremos reforçar aos sojicultores a importância do cadastramento obrigatório anual das áreas cultivadas junto à Adapec, que começa agora e vai até cinco dias úteis após o término da janela de plantio. É por meio deste cadastro que a Agência realiza o monitoramento, a prevenção e o controle da ferrugem asiática e de outras pragas”, explica o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, Cleovan Barbosa,
O Tocantins se destaca como o maior produtor de soja da região norte, que representa aproximadamente 62% de toda a produção de grãos do Estado. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra 2024/2025 teve um crescimento de mais de 17% em relação à safra 2022/2023, que até então era a maior registrada.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, destaca a importância do cultivo de soja no Tocantins. “Somos um dos estados com maior produção de soja no Brasil. Na safra passada, registramos uma área cadastrada junto à Agência de 1.465.383 hectares, com previsão de aumento para esta nova safra. Por isso, queremos contar com a parceria dos sojicultores e reforçar o compromisso da Adapec na defesa sanitária vegetal, para que possamos produzir mais uma grande safra com pragas controladas”.
Para realizar o cadastro, o produtor rural deve apresentar a documentação exigida, disponível no endereço eletrônico https://www.to.gov.br/adapec/, efetuar o pagamento da taxa e entregar a documentação na unidade da Agência em seu município, dentro do prazo estipulado. O sojicultor que descumprir a norma poderá sofrer as sanções previstas na legislação.
*Mireia Carvalho cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.