A Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter) da Polícia Civil do Tocantins localizou nesta sexta-feira, 16, a jovem Amanda Santos Alcântara Ribeiro, de 18 anos, que estava desaparecida desde o último dia 7.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), em nota encaminhada à imprensa, Amanda, por uma decisão pessoal, mudou-se para o interior do Estado do Maranhão. “A equipe da Polinter constatou que a jovem está bem, com a integridade física e mental preservadas. A jovem já fez contato com a mãe que está ciente de sua decisão”, informou. A Polinter encerrou as investigações sobre o caso com a localização da jovem. 

A família estava em busca de informações desde que ela desapareceu em Palmas. A mãe de Amanda, a pastora Simone Alcântara, acreditava que a filha poderia estar em Goiânia, com base na localização de e-mails e redes sociais que indicavam proximidade ao Shopping Cerrado, no Setor Aeroviário.

Amanda foi vista pela última vez quando saiu para trabalhar com o irmão, que a deixou em frente à empresa. Simone relatou que conseguiu falar com a filha durante a manhã, mas depois perdeu o contato. A confirmação do desaparecimento veio à noite, quando o irmão de Amanda voltou à empresa para buscá-la e descobriu que ela não havia dado entrada no trabalho.

Simone mencionou que Amanda não tinha histórico de problemas psicológicos, vícios, nem de desaparecer ou sair de Palmas desacompanhada. No entanto, a família descobriu que Amanda estava em contato com um suposto namorado pela internet, sem que eles soubessem.

A família procurou a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) no dia seguinte ao desaparecimento, e a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) também foi acionada devido à suspeita de que Amanda estivesse na capital goiana. A polícia agiu rapidamente após receber pistas, mas inicialmente não encontrou Amanda no local indicado.