A Polícia Federal no Tocantins cumpriu nesta quinta-feira, 24, mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Guardião do Futuro V, que tem como foco o combate aos crimes de armazenamento e compartilhamento de material com conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes. A ordem judicial foi expedida pela Justiça Federal e executada em Palmas.

As investigações tiveram início após a identificação de fotos e vídeos de uma criança submetida a abusos e exposta em uma plataforma de compartilhamento gratuito de vídeos. O conteúdo era divulgado por meio da conta da própria mãe da vítima.

A criança foi resgatada e encaminhada ao Conselho Tutelar, responsável por garantir a proteção e o suporte psicossocial necessários.

Durante o cumprimento do mandado na residência da investigada, foram apreendidos um celular e um laptop. O material será submetido à perícia criminal de informática, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos ou vítimas e reunir novos indícios da atuação da suspeita.

A investigada poderá responder pelos crimes de posse e compartilhamento, via internet, de registros contendo cenas de sexo explícito ou pornografia envolvendo menores de idade. As penas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente podem somar até dez anos de reclusão.

O nome da operação faz referência à atuação da Polícia Federal na proteção de crianças e adolescentes contra crimes dessa natureza.