Polícia italiana prende Carla Zambelli, foragida da Justiça do Brasil

29 julho 2025 às 17h49

COMPARTILHAR
A Polícia Federal confirmou, nesta terça-feira, 29, que a deputada federal Carla Zambelli foi presa na Itália. A prisão ocorreu no período da tarde, após ela ter fugido do Brasil logo após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, Zambelli era considerada foragida da Justiça brasileira e incluída na lista de procurados da Interpol.
A localização da parlamentar foi informada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que publicou em sua conta na rede X: “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Dei o endereço à polícia, e a polícia já está identificando Zambelli”.
Em junho deste ano, Bonelli já havia solicitado ao governo italiano urgência na extradição da deputada. Na ocasião, defendeu que a cidadania italiana não poderia ser usada para evitar o cumprimento de uma sentença judicial.
Zambelli foi condenada em maio a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão de sistemas do CNJ. Duas semanas após a decisão do STF, ela deixou o país.