O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, fará na próxima terça-feira, 26, uma visita técnica à Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues, em Porto Nacional. O objetivo é acompanhar de perto os trabalhos de reparo no aterro e na via superior da estrutura, essenciais para garantir a segurança da ponte e viabilizar a duplicação futura.

“Solicitei à Ageto a recuperação imediata do aterro da ponte para evitar erosões e assegurar a segurança da estrutura, que é prioridade do Governo. Esses reparos são fundamentais para possibilitar a duplicação com segurança. A visita permitirá verificar o andamento dos serviços”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, detalhou que os trabalhos incluem ajustes no aterro para corrigir pontos de erosão, ampliação da retirada da defensa na parte superior e intervenções subaquáticas para avaliação da base da ponte. “Durante a visita técnica, acompanharemos essas ações junto à empresa responsável e à equipe da Ageto. Após a conclusão do aterro, as intervenções na pista continuarão”, explicou.

Duplicação da ponte

O projeto de duplicação prevê a ampliação da ponte para quatro pistas, com instalação de passarelas para pedestres e ciclistas sob o tabuleiro da estrutura. A remoção das proteções laterais já está em andamento, como parte da análise técnica que deve ser concluída até o final deste ano, etapa necessária para iniciar a readequação das faixas, acostamentos, ciclovias e sinalização da ponte. As obras de duplicação estão previstas para começar ainda em 2025.

O investimento total nos serviços é de R$ 250 milhões, financiados por empréstimo junto ao Banco de Brasília (BRB), e inclui também a duplicação de trecho da TO-080, entre Luzimangues e Paraíso. A Ageto realizou a licitação e selecionou a empresa EHL LTDA para elaborar e executar o projeto.