O município de Porto Nacional iniciou tratativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para viabilizar projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano. Em reunião realizada nesta terça-feira, 21, em Brasília, o prefeito Ronivon Maciel apresentou ao diretor de Planejamento e Relações Institucionais do banco, Nelson Barbosa, um conjunto de propostas que inclui parcerias público-privadas (PPPs) para a construção de creches e escolas, recuperação e revitalização do centro histórico, concessão do aeroporto e qualificação do Plano Diretor dentro do programa Cidade Verde. Também foi discutida a realização do “Cidades Resilientes Master Plan” em Porto Nacional.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Orlando Lima, a ex-senadora e articuladora do encontro, Kátia Abreu, e o chefe do Departamento de Modernização da Gestão de Empresas Estatais do BNDES, Mario Alberto Miranda. Durante a apresentação, Ronivon destacou as potencialidades econômicas do município e as oportunidades de investimento existentes. Nelson Barbosa assistiu a um vídeo institucional sobre a cidade e indicou áreas em que o banco poderá atuar em parceria com o município.

“Estou aqui ao lado do sempre ministro, Nelson Barbosa. É uma alegria poder aqui estar ao seu lado, que está aqui nos atendendo, trazendo as tratativas e as possibilidades que nós temos de levar para o nosso município na educação, na saúde, na infraestrutura, no desenvolvimento econômico. Então eu quero agradecer a ele em nome do governo federal, do presidente Lula, por nos atender. Damos agora o primeiro passo para que tão logo a gente já consiga também efetivar parcerias, para que a gente possa levar bons resultados para Porto Nacional”, ressaltou o prefeito.

O diretor do BNDES destacou a importância da parceria e explicou o andamento dos projetos. “A gente tem coordenado vários projetos de infraestrutura com as prefeituras. Fizemos projetos de preparação de investimentos, com concessões de PPP e também de preparação de investimento 100% público. Apresentamos ao prefeito tudo que o BNDES pode fazer em Porto Nacional. E agora, o próximo passo, a gente vai começar a trabalhar em alguns projetos específicos de aproveitamento de áreas, de desenvolvimento de logística, de melhora da infraestrutura social, saúde, educação, segurança pública para a população do Porto Nacional para melhorar a vida das pessoas”, frisou ao dizer que essa é orientação passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Porto Nacional e o BNDES devem iniciar os acertos para a realização presencial do “Cidades Resilientes Master Plan”. Em paralelo, seguirão as tratativas para o desenvolvimento de novos projetos de investimento no município.