Nas próximas semanas, pessoas que desejam interromper o uso do cigarro poderão procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para participar dos novos Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatts). A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), vai ofertar nove turmas a partir de setembro, com atividades educativas, palestras, orientações, sessões de abordagem cognitiva-comportamental e, quando necessário, tratamento medicamentoso.

As turmas funcionarão nas seguintes unidades: José Luiz Otaviani (Arno 33 – 307 Norte), Arno 41 (403 Norte), Arne 64 (508 Norte), Deise de Fátima Araújo de Paula (Arse 13 – 108 Sul), Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul), Satilo Alves de Sousa (Arso 111 – 1103 Sul), Novo Horizonte (Jardim Aureny IV), Morada do Sol e José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul).

Segundo a Semus, os interessados devem procurar a USF de referência, onde serão avaliadas as categorias de risco dos usuários e realizado o cadastro para ingresso nos Gatts. Em seguida, é feita uma avaliação inicial para analisar o grau de motivação do participante. “O verdadeiro interesse do paciente é o que define o sucesso do tratamento”, afirmou a responsável técnica pelo tabagismo na secretaria, Deborah Marinho.

Os grupos contam com a condução de farmacêuticos capacitados e o apoio de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, nutricionistas e psicólogos.