Prefeitura de Palmas promete resolver pendências no transporte público até 2 de junho

29 maio 2025 às 18h00

COMPARTILHAR
Usuários do transporte público de Palmas relataram ao Jornal Opção Tocantins uma série de dificuldades enfrentadas desde a transição do antigo sistema de bilhetagem para o atual. Segundo moradores, a mudança tem gerado transtornos tanto para a população quanto para empresas que utilizam o sistema de vale-transporte.
Um dos principais problemas apontados foi o desaparecimento dos saldos que estavam nas carteirinhas antigas, tanto da categoria estudantil quanto da carteirinha do cidadão. De acordo com a população, os valores retidos não estariam sendo incorporados corretamente ao novo sistema, e em alguns casos, não há a possibilidade de realizar a integração com base nesses créditos.
A respeito dessas situações, a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), informou que o prazo final para resolver as pendências enfrentadas por alguns usuários é até segunda-feira, 2 de junho. Segundo a nota enviada ao jornal, “os usuários que tiveram valores cobrados a mais na integração serão reembolsados”. A orientação é que essas pessoas procurem a sede da ATCP, onde será feito um levantamento do histórico individual. A nota destacou ainda que “a transferência de crédito está sendo realizada de forma contínua e gradativa pelo sistema, baseada nos relatórios dos usuários”. A ATCP também esclareceu que os créditos antigos “são disponibilizados aos poucos, podendo ser visualizados ao passar o novo cartão no validador”, além de afirmar que “nenhum usuário será prejudicado”.
Outras reclamações dizem respeito ao valor da segunda via da carteirinha, que subiu para R$ 48,50. Segundo os usuários, esse valor deverá ser pago pelo próprio trabalhador, o que tem causado insatisfação, uma vez que o custo anterior era de aproximadamente R$11,00. Sobre isso, a ATCP declarou que houve um acordo com a empresa Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda., responsável pelo transporte coletivo em Palmas, e que “o valor cobrado pelo serviço será de cinco vezes o valor da passagem”, que atualmente é R$ 4,85. A agência ainda pontuou que “o uso e o cuidado com a carteirinha são de responsabilidade de cada usuário”.
Além disso, a população também relatou que houve casos de cobrança do valor integral da passagem para estudantes e situações em que a integração tarifária não foi aplicada corretamente, gerando custos adicionais. Segundo a ATCP, os usuários afetados “serão reembolsados”. Para isso, é necessário que procurem a sede da Agência, onde será feito “o levantamento do histórico de cada pessoa”. A nota enfatiza que “o prazo para solicitar o reembolso é indeterminado, ou seja, sem limite definido”. O mesmo procedimento vale para estudantes, conforme esclareceu a ATCP, que reforça: “todos têm direito à meia passagem e, quem tiver sido cobrado pelo valor integral, deve procurar a sede da ATCP para solicitar o ressarcimento, cujo prazo também é indeterminado”.
Outro ponto levantado foi a suposta cobrança de 2% de taxa administrativa sobre a quantia total solicitada pelas empresas. No entanto, a ATCP negou a informação e afirmou que “o valor é igual para todos”.
A Agência orienta os usuários que enfrentarem qualquer tipo de problema a procurarem a sede da ATCP para avaliação e possíveis correções no sistema. A prefeitura reafirma que está acompanhando os casos individualmente e que as atualizações no sistema são feitas com base nos registros de cada usuário.
Quanto aos pontos de recarga, a ATCP destacou que houve ampliação no número de locais disponíveis. Antes restritos a 10 pontos com horários específicos, os pontos de recarga agora somam 18 unidades, distribuídas em diversas regiões da capital, incluindo os distritos de Taquaruçu e Buritirana.
Além disso, a Agência informou que estão sendo estudados novos pontos de credenciamento, citando especificamente o Jardim Aureny III. Ainda segundo a nota, “o Resolve Palmas JK e na Farmácia Biovida da Arse 112 (1106 Sul) receberão nos próximos dias terminais de autoatendimento”.
Confira as notas na íntegra:
NOTA
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas, esclarece que a transferência de crédito está sendo realizada de forma contínua e gradativa pelo sistema, baseada nos relatórios dos usuários.
A ATCP reafirma que os créditos antigos são disponibilizados aos poucos, podendo ser visualizados ao passar o novo cartão no validador e que nenhum usuário será prejudicado.
A ATCP garante que os usuários que tiveram valores cobrados a mais na integração serão reembolsados. Para isso, basta procurar a sede da Agência, onde será feito o levantamento do histórico de cada pessoa. O prazo para solicitar o reembolso é indeterminado, ou seja, sem limite definido.
O mesmo procedimento vale para estudantes. A Agência reforça que todos têm direito à meia passagem e, quem tiver sido cobrado pelo valor integral, deve procurar a sede da ATCP para solicitar o ressarcimento, cujo prazo também é indeterminado.
Quanto à cobrança de 2% a empresas que oferecem o vale-transporte, a informação não procede, ou seja, o valor é igual para todos.
Sobre a segunda via da carteirinha, a ATCP informa que ficou acordado com a Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda., empresa responsável pelo transporte coletivo, que o valor cobrado pelo serviço será de cinco vezes o valor da passagem. É importante lembrar que o uso e o cuidado com a carteirinha são de responsabilidade de cada usuário.
NOTA
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), esclarece que o prazo limite para resolver a questão enfrentada por alguns usuários, durante a integração, é até segunda-feira, 2 de junho.
A ATCP garante que os usuários que tiveram valores cobrados a mais na integração serão reembolsados. Para isso, basta procurar a sede da Agência, onde será feito o levantamento do histórico de cada pessoa. O prazo para solicitar o reembolso é indeterminado, ou seja, sem limite definido.
O mesmo procedimento vale para estudantes. A Agência reforça que todos têm direito à meia passagem e, quem tiver sido cobrado pelo valor integral, deve procurar a sede da ATCP para solicitar o ressarcimento, cujo prazo também é indeterminado.
A ATCP reforça que este é um período de transição e que está em busca de melhorias, inclusive ampliando os pontos de recarga do cartão de transporte coletivo na cidade. Antes, eram apenas 10 locais – as estações, os Resolve Palmas e Taquaralto, na sede da ATCP e em Taquaruçu, todos com horários pré-estabelecidos. Com o novo sistema, o número subiu para 18 locais distribuídos por diversas regiões da capital, incluindo os distritos de Taquaruçu e Buritirana.
A ATCP informa também que já estão sendo estudados novos pontos para credenciamento, inclusive, para o Jardim Aureny III. O Resolve Palmas JK e na Farmácia Biovida da Arse 112 (1106 Sul) receberão nos próximos dias terminais de autoatendimento.