PRF apreende carga de eletrônicos avaliada em R$ 2 milhões durante operação em Araguaína

15 outubro 2024 às 14h58

COMPARTILHAR
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta segunda-feira,14, em Araguaína, uma carga irregular de eletrônicos avaliada em aproximadamente R$2 milhões durante abordagem a um ônibus de transporte interestadual na BR-153. A mercadoria, que incluía celulares, cigarros eletrônicos e tablets, era transportada sem documentação fiscal e foi encaminhada à Receita Federal para as medidas legais.
A apreensão ocorreu por volta das 21h30, quando os agentes da PRF deram ordem de parada a um ônibus que fazia a rota entre São Paulo e o Maranhão. Durante a inspeção no compartimento de carga do veículo, foram encontradas várias caixas de papelão contendo 371 celulares, 283 cigarros eletrônicos, 61 relógios digitais e 17 tablets.
De acordo com a PRF, além da ausência de nota fiscal, os cigarros eletrônicos encontrados configuram violação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde 2009, a importação, comercialização e publicidade desses dispositivos são proibidas no Brasil.
A ocorrência foi registrada como contrabando e descaminho, e toda a mercadoria foi encaminhada à Receita Federal em Palmas para a adoção das providências cabíveis. Além da apreensão, a PRF segue investigando a origem e o destino exato da mercadoria para identificar possíveis envolvidos no esquema. O transporte irregular em ônibus rodoviários é uma tática frequentemente utilizada por contrabandistas para tentar burlar a fiscalização em rotas longas.