Uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de pedras preciosas transportadas com documentação irregular no município de Porto Nacional, região central do Tocantins. A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira, 22.

A abordagem aconteceu por volta das 17h30, no km 440 da BR-010, quando a equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo Chevrolet Onix. No carro estavam dois homens, de 36 e 29 anos, identificados como condutor e passageiro, respectivamente. Ambos informaram atuar como corretores e relataram que negociavam pedras preciosas do tipo esmeralda.

Durante a fiscalização, os ocupantes apresentaram uma nota fiscal e um laudo técnico emitido por um gemólogo referente ao material transportado. No entanto, os policiais identificaram divergências entre a quantidade de pedras apresentada e os valores descritos na nota fiscal, além de inconsistências em relação às informações constantes no laudo técnico.

Diante das irregularidades, a Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz-TO) foi acionada e compareceu ao local. Após análise, o órgão confirmou a incompatibilidade entre a documentação apresentada e o material transportado. Ao todo, foram apreendidos 996 gramas de esmeraldas, além dos documentos exibidos pelos envolvidos.

Com isso, foi caracterizada, em tese, a ocorrência de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. As pedras preciosas e a documentação foram encaminhadas à Delegacia da Sefaz, em Palmas, para a adoção das providências legais cabíveis.