PRF apreende quase 1 kg de esmeraldas com documentação irregular em Porto Nacional
23 janeiro 2026 às 13h27

COMPARTILHAR
Uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de pedras preciosas transportadas com documentação irregular no município de Porto Nacional, região central do Tocantins. A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira, 22.
A abordagem aconteceu por volta das 17h30, no km 440 da BR-010, quando a equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo Chevrolet Onix. No carro estavam dois homens, de 36 e 29 anos, identificados como condutor e passageiro, respectivamente. Ambos informaram atuar como corretores e relataram que negociavam pedras preciosas do tipo esmeralda.
Durante a fiscalização, os ocupantes apresentaram uma nota fiscal e um laudo técnico emitido por um gemólogo referente ao material transportado. No entanto, os policiais identificaram divergências entre a quantidade de pedras apresentada e os valores descritos na nota fiscal, além de inconsistências em relação às informações constantes no laudo técnico.
Diante das irregularidades, a Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz-TO) foi acionada e compareceu ao local. Após análise, o órgão confirmou a incompatibilidade entre a documentação apresentada e o material transportado. Ao todo, foram apreendidos 996 gramas de esmeraldas, além dos documentos exibidos pelos envolvidos.
Com isso, foi caracterizada, em tese, a ocorrência de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. As pedras preciosas e a documentação foram encaminhadas à Delegacia da Sefaz, em Palmas, para a adoção das providências legais cabíveis.
