A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) iniciou o período de inscrições para os Programas de Residência Médica desenvolvidos em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, são disponibilizadas oito vagas, distribuídas entre as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

Os interessados devem solicitar a inscrição exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico, até o dia 25. A taxa de participação no processo seletivo é de R$ 600,00. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher realizar a prova em Palmas ou em Augustinópolis.

A seleção será composta por uma única etapa, de caráter eliminatório e classificatório, com prova objetiva que corresponderá a 100% da nota final. A aplicação do exame está marcada para o dia 8 de fevereiro, e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 20 do mesmo mês.

Para concorrer às vagas, é exigido diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso de graduação em Medicina, ou comprovação de que o candidato esteja no último semestre do curso, com previsão de colação de grau até o início do programa, marcado para 2 de março. Também é necessário possuir inscrição definitiva ou provisória em Conselho Regional de Medicina (CRM) de qualquer estado do país. As normas e orientações completas sobre o processo seletivo e os Programas de Residência Médica constam no edital do certame.

“A execução desses programas de residência médica reafirma o compromisso da Unitins com a formação de profissionais qualificados para atuar e fortalecer o sistema de saúde do estado do Tocantins. Com muita alegria, anunciamos a abertura desse processo seletivo, com a certeza de que esses programas trarão um impacto positivo direto na qualidade da assistência à população e representam um avanço estratégico, especialmente para a região do Bico do Papagaio”, destacou o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende.

Sobre os programas

Os Programas de Residência em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia terão duração de dois ou três anos, conforme a especialidade. As atividades serão desenvolvidas em regime de tempo integral, com plantões que totalizam 60 horas semanais, a serem cumpridos no Hospital Regional de Augustinópolis.

Os médicos residentes selecionados e regularmente matriculados receberão bolsa-residência mensal, conforme estabelecido pela Portaria Interministerial dos Ministérios da Educação e da Saúde, no valor de R$ 4.106,09. Além disso, será disponibilizada moradia ou, de forma alternativa, o pagamento de auxílio-moradia.

A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação lato sensu voltada a médicos, estruturada como curso de especialização com treinamento em serviço. O programa funciona em regime de dedicação não exclusiva, sob a responsabilidade de instituições de saúde e com orientação de profissionais médicos com qualificação ética e profissional.