Nesta segunda-feira, 26, a atualização do programa social Gás do Povo começou a incluir 950 mil novas famílias na segunda fase de implementação ao ampliar o projeto para 17 capitais brasileiras. O benefício oferece a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha em revendas credenciadas pelo governo federal, substituindo o Auxílio Gás, para famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Palmas terá participação inédita na nova fase com o atendimento de 11.427 famílias.

O programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), já havia sido liberado em capitais como Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades, mas apenas na nova fase que capitais de outros estados, como a do Tocantins, entraram para o programa. O número total de famílias aptas para receber o benefício com a implementação de novas cidades chega a aproximadamente 1,95 milhão.

As 17 capitais que não haviam sido contempladas em novembro, na primeira etapa, foram incluídas agora: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).

“O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica” disse Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Critérios do benefício

O programa funciona por meio de vale-recarga que pode ser usado em mais de 10 mil pontos credenciados pelo país. Os beneficiários aptos poderão recarregar gratuitamente o botijão de gás nas revendas participantes, sem necessidade de repasse monetário direto, o que, segundo o governo, contribui para evitar desvios no uso do recurso. Benefícios sociais como Tarifa Social e Minha Casa, Minha Vida não impedem o recebimento do Gás do Povo.

Os seguintes requisitos são necessários para receber o auxílio:

  • Famílias inscritas e com cadastro atualizado no CadÚnico nos últimos 24 meses;
  • Renda mensal por pessoa igual ou inferior a meio salário-mínimo;
  • Beneficiários do Bolsa Família têm prioridade na inclusão;
  • Responsável familiar precisa ter CPF regularizado;

No app “Meu Social – Gás do Povo”, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale e encontrar revendas credenciadas. Isso além do telefone e endereço de pontos credenciados, caso a pessoa queira ligar para o estabelecimento.

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, o Governo criou uma seção em seu portal virtual para perguntas e respostas comuns que pode ser acessado por aqui.