Com foco na segurança dos passageiros, a Prefeitura de Palmas realizou, na madrugada de sexta-feira 30, uma operação para coibir o transporte irregular na cidade. A ação, chamada de Operação Clandestinos, ocorreu nas proximidades do Aeroporto e contou com apoio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e da Polícia Militar (PM).

Ao todo, 158 veículos foram abordados entre 22h de quinta-feira, 29, e 3h15 da manhã. O balanço aponta que 38 motoristas foram autuados e 11 veículos removidos por transporte não autorizado ou com pendências documentais. Os condutores tiveram que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), documento usado para registrar infrações de menor potencial ofensivo.

A equipe de fiscalização envolveu quatro policiais militares, seis agentes da GMP e dez servidores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), distribuídos em várias viaturas e uma van.

Segundo o secretário Francisco Seixas, a ação tem o objetivo de proteger a população de riscos associados ao transporte clandestino.

Para alguns motoristas abordados, a operação foi bem recebida. O autônomo Osvaldo Evangelista elogiou a fiscalização e afirmou que ações como essa ajudam a evitar acidentes, especialmente durante a madrugada. “De noite já vi ocorrer várias manobras arriscadas, com motoristas alcoolizados. Então eu acho que uma blitz como essa é fundamental para nossa segurança”, declarou.