Receita Federal prepara sistema tributário digital 156 vezes maior que o Pix

16 setembro 2025 às 14h09

COMPARTILHAR
A Receita Federal anunciou a criação de uma nova plataforma tributária digital que, segundo o governo, terá dimensão inédita no país. O sistema, parte da reforma tributária, será 156 vezes maior que o Pix, atualmente considerado um dos maiores mecanismos de transações financeiras em operação no Brasil.
A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante a abertura do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). “Para que vocês tenham uma ideia da dimensão, o sistema da reforma tributária será 156 vezes maior do que todo o Pix do país. Em volume de informação, com mais de 70 bilhões de documentos processados anualmente, será 11 vezes maior que o sistema atual da Receita”, destacou Haddad.
Para garantir a infraestrutura tecnológica necessária, o governo federal já destinou R$ 1,6 bilhão, com prioridade para segurança, agilidade e transparência em operações comerciais, contábeis e fiscais.
A previsão é de que a plataforma entre em operação no próximo ano, com implantação gradual até 2033. O sistema deve se tornar o eixo central da nova estrutura tributária brasileira, reunindo em um mesmo ambiente contribuintes, empresas e o Estado.
Obrigações fiscais
O projeto marca uma reestruturação abrangente da gestão tributária nacional. A expectativa do governo é que a digitalização aumente o controle, reduza brechas para irregularidades, eleve a arrecadação e simplifique o cumprimento das obrigações fiscais.