As eleições municipais de 2024 marcaram um aumento de cerca de 20% na participação feminina nos poderes legislativos municipais no Tocantins, com a eleição de 272 mulheres para cargos de vereadoras, distribuídas entre os 139 municípios do estado.

Entre as siglas, o Republicanos liderou o número de eleitas, garantindo 59 cadeiras para suas candidatas. Em seguida, o União Brasil também teve uma expressiva participação, com 56 vereadoras eleitas. Outros partidos que tiveram destaque incluem o Progressistas (PP), com 29 eleitas, o MDB, com 24, e o PDT, com 23.

Já o PL e o PSDB elegeram, respectivamente, 21 e 12 vereadoras, enquanto o PSD ocupou 10 cadeiras. Partidos como o PRD, com 9 eleitas, e o PT, com 6, também mostraram representação feminina nas câmaras municipais.

Outras legendas com menos candidaturas femininas eleitas, mas ainda relevantes, incluem o PV, com 5 vereadoras, seguido por Podemos e Solidariedade, com 3 eleitas cada. O Novo conquistou 2 cadeiras, enquanto Agir, Cidadania, PSB, DC e PCdoB elegeram uma vereadora cada.

Prefeitas eleitas

Ao todo, 25 mulheres foram eleitas prefeitas no Tocantins, também tendo o Republicanos como o partido com o maior número de prefeitas eleitas, com 10 candidatas assumindo o comando de prefeituras. Em seguida, o União Brasil garantiu 9 prefeitas. Outros partidos que elegeram mulheres para a chefia do executivo municipal incluem o PSD, com 3 prefeitas, e o MDB, PSDB, e PT, que elegeram uma prefeita cada.

Vice-prefeitas eleitas

Nas vice-prefeituras, o União Brasil liderou em candidaturas femininas, elegendo 8 vice-prefeitas. O Republicanos também teve destaque entre as candidatas eleitas, com 7 vice-prefeitas. O PP conquistou 6 vice-prefeituras, seguido pelo PDT, com 4 vice-prefeitas. Outros partidos que elegeram vice-prefeitas foram o PV e o PL, com 2 eleitas cada, além de Podemos, PRD, e MDB, que elegeram uma vice-prefeita cada.

Leia mais:

Tocantins registra aumento em prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras eleitas no estado