Uma apuração paralela feita pela CBN aponta o Professor Nile William como favorito à presidência do Diretório Regional do PT no estado, com 1.599 votos. Ele disputa o cargo com Diego Montelo, que teria registrado 854 votos até as 20h30 do domingo, 27.

A Professora Rosimar lidera a disputa para a presidência do Diretório Metropolitano do PT em Palmas, com 198 votos. O concorrente Tony teria obtido 175 votos, segundo os dados parciais.

O segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores no Tocantins ocorreu das 9h às 17h e mobilizou os mais de 20 mil filiados em todo o estado. Além da escolha dos presidentes estadual e metropolitano, foram eleitos os dirigentes municipais. Os nomes escolhidos assumem os cargos até 2029.

O primeiro turno do PED foi realizado no dia 6 de julho e definiu direções municipais em dez cidades tocantinenses, além dos comandos nacional e estadual. Na disputa nacional, Edinho Silva foi eleito presidente do PT.

O coordenador da Frente Ampla, Donizeti Nogueira, comemorou o resultado parcial e destacou o envolvimento das lideranças e da militância: “Mais uma vez, como no primeiro turno, o PT sai vitorioso no segundo turno. O PED 2025 reacendeu a esperança de poder militar, defender o partido e o nosso governo, bem como o seu legado.”

Em seguida, ele completou: “Estamos com o resultado parcial que indica a vitória do companheiro Nile. Não é possível reverter. Mas o resultado não é oficial. Nós temos que esperar o resultado oficial que será divulgado assim que a comissão de organização eleitoral do estado publicar e a direção nacional referendar.”

Municípios onde houve segundo turno

A votação ocorreu em cidades como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Palmas, entre outras. No total, mais de 70 municípios participaram da etapa final do processo