Após um período sem comando definido, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) voltou a ter direção formalizada. O engenheiro agrônomo Edmilson Rodrigues de Sousa foi nomeado presidente da autarquia, enquanto Celso Eraldo Ayres Arruda assumirá a vice-presidência.

As nomeações constam na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) publicada na quinta-feira, 18, e foram assinadas pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). O Ruraltins estava sem gestor desde a exoneração coletiva ocorrida após o retorno do governador ao cargo.

Wanderlei Barbosa permaneceu afastado do governo por cerca de três meses em razão das investigações da Operação Fames-19, que apura o suposto desvio de recursos públicos destinados à aquisição de cestas básicas durante a pandemia da Covid-19. No período, o vice-governador Laurez Moreira (PSD) assumiu o Executivo estadual e promoveu a exoneração de aliados do governador.

Com o retorno de Wanderlei ao comando do Palácio Araguaia, os nomeados durante a gestão interina foram dispensados, o que resultou em vacâncias em diversos órgãos da administração estadual, incluindo o Ruraltins. As novas nomeações fazem parte do processo de recomposição da estrutura administrativa do governo.