O vice-governador do Tocantins, Laurez da Rocha Moreira, assumiu o comando do Executivo estadual após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa no âmbito da Operação Fames. Desde então, ele tem assinado atos de nomeação para cargos estratégicos, publicados na edição desta terça-feira, 9, do Diário Oficial do Estado (DOE).

Entre as mudanças, Jairo Soares Mariano, ex-prefeito de Pedro Afonso e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), foi nomeado para a Secretaria de Estado da Fazenda. Jairo também assumiu recentemente a presidência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Tocantins, cargo deixado pelo próprio Laurez Moreira.

Na Secretaria de Estado da Educação, foi nomeado Hércules Jackson Moreira Santos, advogado, professor e palestrante, com especializações em Direito Ambiental (UFPR), Direito Tributário (UCAM), Penal e Processo Penal (UFT). Hércules já atuou como chefe da Assessoria Jurídica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), diretor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária (Sedarf), ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/TO e é sócio do escritório Queiróz & Jackson Advogados.

Bruno Sousa Azevedo, natural de Paraíso do Tocantins, permanece como titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Ele é presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), eleito em 2022 e reeleito em 2024, graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com especialização em Direito Público e ênfase em assessoria governamental e combate à corrupção. Bruno integra o quadro de delegados desde 2009.

No setor de órgãos vinculados ao governo, Bárbara Jesuína Mendes Gomes segue à frente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), onde trabalha há cerca de 15 anos, permanecendo no cargo desde a gestão anterior. Cledson da Rocha Lima permanece como presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Formado em Engenharia Ambiental pela UEPA (2008), Cledson possui pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas (FGV, 2020), Economia e Gestão (FGV, 2019) e Engenharia de Segurança do Trabalho (FUJ, 2009).

O Secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, foi designado para gerir o Fundo Estadual da Saúde (FES), mantendo a estrutura administrativa da pasta.