O governador interino Laurez Moreira (PSD) confirmou nesta quinta-feira, 2, a prorrogação por dois anos da validade do concurso da Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc), realizado em 2023, durante reunião no Palácio Araguaia, em Palmas, com aprovados, representantes da categoria e o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB). Apesar do anúncio, o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação segue em discussão e continua sendo a principal cobrança da categoria.

No encontro, Laurez ressaltou a relevância do concurso público para a qualidade do serviço prestado. “Essa é a maneira correta de valorizar o serviço público. Nós temos que ter serviço público de qualidade. E a maneira de escolher o serviço público é através do concurso. Assumi o governo numa situação muito difícil, mas essa é a marca do nosso governo, o conforto para quem trabalha, para quem faz serviço público”.

Segundo o deputado Júnior Geo (PSDB), a gestão passada já havia decidido não prorrogar o concurso. “Isso seria um grande prejuízo para o Estado e para cada aprovado que, agora, pode e deve ser redistribuído em vagas que existem disponíveis”, destacou.

Kelly Martins, integrante da comissão que representa os aprovados no concurso, disse: “hoje é um momento histórico para nós e a prorrogação é a realização de um sonho que o governo anterior não nos deu resposta então, estamos esperançosos pela sinalização positiva do governador Laurez para o chamamento no próximo ano”.

Mobilização da categoria

Na busca por pressionar o governo a avançar na definição do PCCR da categoria, professores da rede estadual de ensino realizaram uma paralisação em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Palmas, nesta quarta-feira, 1º, com adesão de profissionais de diferentes regiões do Tocantins.

A mobilização ocorreu após a reunião realizada na terça-feira, 30, entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e representantes da Seduc, da Casa Civil e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O encontro buscava definir uma data para o envio do projeto à Assembleia Legislativa, mas, segundo o governo, a proposta ainda estava em análise interna. De forma extraoficial, foi indicada a possibilidade de uma nova reunião para a próxima segunda-feira, 6, sem confirmação formal. 

Concurso

Após 14 anos, o Governo do Tocantins retomou em 2023 o concurso público da Educação, oferecendo mais de 5 mil vagas. O certame foi planejado por cidade e disciplina, garantindo que as demandas de cada região do estado fossem atendidas de forma adequada.

A cerimônia contou com a participação dos deputados estaduais Gutierres Torquato e Júnior Geo; da secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho; do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; do secretário de Estado da Governadoria, Raul de Jesus Filho e Neto; do secretário-executivo da Governadoria, Homero Barreto; além de diversos representantes da comissão dos aprovados no concurso.

Leia mais:
“Se for necessário, faremos greve”: professores da rede estadual se mobilizam em Palmas em defesa do PCCR