Soró, braço direito de Eduardo Siqueira na campanha, assumirá Secretaria de Governo
11 novembro 2024 às 09h14
COMPARTILHAR
O prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), anunciou Sérgio Vieira Marques, conhecido como Soró, como o novo secretário de Governo. Figura central durante a campanha eleitoral, Soró atuou como articulador político no núcleo de campanha de Eduardo, garantindo apoio em momentos críticos do pleito. Com histórico como vereador por dois mandatos em Gurupi e passagens pelas gestões dos ex-prefeitos Laurez Moreira (PDT) e Josi Nunes (UB), Soró acumula experiência em secretarias de Governo e de Esportes, o que, segundo Eduardo, será essencial para fortalecer as relações institucionais e a articulação política da nova gestão municipal.
“Soró é experiente politicamente e muito habilidoso no trato com as pessoas”, afirmou Eduardo, destacando o perfil conciliador e estratégico do novo secretário de Governo. Soró, que recentemente deixou a equipe da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, para apoiar Eduardo em Palmas, chega com a missão de integrar a gestão, fomentar parcerias e garantir o alinhamento com outros entes políticos.
Eduardo reforçou seu compromisso em compor ao menos 80% de sua equipe com servidores efetivos. “A primeira coisa que quero que as pessoas entendam é que o ano eleitoral de 2024 acabou. Quem quiser continuar em 2024 que fique, quem quiser vir para 2025, bem-vindo ao futuro”, destacou o prefeito eleito. Ele sinalizou que os desafios administrativos exigirão coesão e modernização das estruturas municipais, com forte alinhamento às gestões estadual e federal.
Entre as novidades já anunciadas por Eduardo estão a criação da Secretaria do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Cerrado Amazônico, fruto de diálogo com a equipe da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O prefeito eleito também pretende criar a Secretaria do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com base em discussões com o ministro Márcio França. A ideia é institucionalizar Palmas como a capital do Matopiba, região que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Eduardo aposta ainda na digitalização dos serviços municipais com o projeto “Data Palmas”, inspirado na gestão do prefeito do Recife, João Campos. A iniciativa centralizará ações e serviços tecnológicos no município, com foco em tornar serviços como licenciamento e emissão de documentos mais rápidos e eficientes.
Outras novidades incluem a criação de Secretarias de Zeladoria e Subprefeituras em regiões específicas da capital, com foco em serviços diários de manutenção, além do fortalecimento da Guarda Metropolitana, que passará a ser vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito.