A Serenus Tech, startup criada com apoio do Governo do Tocantins por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), foi incluída entre as 100 melhores iniciativas selecionadas para o Startup Summit 2025. A empresa é a única finalista do Tocantins e também a única da Região Norte classificada na categoria Saúde. A startup participa do evento como parte do Programa Centelha.

Marcado para os dias 27, 28 e 29 de agosto, o Startup Summit será realizado no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC), e reúne anualmente nomes do setor de inovação e empreendedorismo da América Latina. A edição de 2025 prevê a participação de mais de 200 palestrantes e um público estimado em 10 mil pessoas.

A startup tocantinense receberá um selo de destaque e terá um estande exclusivo no evento, com a oportunidade de apresentar seu projeto a investidores, possíveis parceiros e demais integrantes do ecossistema de inovação.

A Serenus Tech é responsável pelo desenvolvimento do App Miga, uma plataforma digital voltada à promoção da saúde mental e do autocuidado entre mulheres. O projeto é coordenado por Alice Agnes, com colaboração da psicóloga Hareli Cecchin.

“Chegar ao Top 100 e representar o Tocantins é motivo de muito orgulho, principalmente, porque estamos apresentando uma iniciativa focada no autocuidado e na saúde mental das mulheres. É uma pauta urgente, que precisa de visibilidade e soluções acessíveis”, destaca Alice Agnes. Ainda segundo a coordenadora, a classificação mostra que o Tocantins tem potencial para desenvolver soluções tecnológicas voltadas para o bem coletivo e a transformação social. “Representar o Tocantins neste evento de visibilidade internacional é um privilégio, e isso mostra para o mundo todo que a nossa região tem potencial para construir tecnologias com propósito e impacto social”, ressalta.

Iniciativa e lançamento

O aplicativo tem lançamento oficial previsto para agosto e oferece funcionalidades como dicas diárias de autocuidado, informações de utilidade pública, rede de apoio e um podcast com temas voltados à saúde mental. Parte dos conteúdos já está disponível no site oficial da iniciativa.

“Nosso projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, com profissionais da comunicação, tecnologia, design, psicologia, medicina, enfermagem e outras áreas, o que garantiu um olhar completo e soluções mais humanas. A expectativa agora é ampliar conexões, validar nossas próximas ideias e mostrar que inovação com propósito também nasce no Norte do Brasil”, conclui a coordenadora Alice Agnes.

O Programa Centelha, por meio do qual a Serenus Tech foi fomentada, é uma iniciativa federal que visa estimular o empreendedorismo inovador. O programa oferece capacitação, suporte técnico e recursos financeiros para transformar ideias em negócios, com foco em produtos, processos ou serviços com caráter inovador.

No Tocantins, o Centelha é executado pela Fapt, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio da Fundação Certi e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).