Teto de escola municipal desaba enquanto familiares faziam matrículas de alunos no Setor Bela Vista, em Palmas
06 janeiro 2026 às 16h33

COMPARTILHAR
No início da tarde desta terça-feira, 6, o teto da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome, em Palmas, desabou no momento em que os pais dos alunos realizavam matrículas. A unidade de ensino da Prefeitura de Palmas fica localizada no Setor Bela Vista, região sul da capital.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, não houve feridos e os danos foram apenas estruturais.
Em nota solicitada pelo Jornal Opção Tocantins, a Semed informou que o desabamento atingiu áreas administrativas, sala dos professores e duas salas de aula. A unidade está em processo de ampliação e a empresa responsável pela obra foi acionada após a situação. A Secretaria ainda frisou que, como medida preventiva, será realizado o desmonte do telhado da estrutura antiga para investigação do ocorrido.
Leia a nota na íntegra:
Assunto: Estrutura da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome
Data: 06/01/2026
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), informa que não houve feridos após o desprendimento de parte do telhado da estrutura antiga da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome, no setor Bela Vista, ocorrido nesta terça-feira, 6. Os danos foram exclusivamente materiais e atingiram áreas administrativas, a sala dos professores e duas salas de aula.
A unidade passa por processo de ampliação e a empresa responsável pela obra foi acionada para prestar apoio técnico à Diretoria de Obras da Semed na avaliação da situação.
Como medida preventiva, será realizado o desmonte do telhado da estrutura antiga, com retirada das telhas e das placas solares, a fim de identificar as causas do ocorrido e assegurar a segurança do espaço. Após essa avaliação, os reparos necessários serão realizados na estrutura, sem prejuízo ao início das aulas.
A Secretaria reforça que acompanha a situação e adota todas as providências necessárias para garantir a segurança da comunidade escolar.
De acordo com a equipe de bombeiros que foi acionada, o órgão recebeu informações iniciais do engenheiro da obra vizinha e constatou que o telhado do pavilhão esquerdo, onde funciona o setor administrativo, composto por telhas cerâmicas e estrutura metálica, havia cedido na região central, comprometendo as estruturas laterais de sustentação e apresentando rachaduras horizontais significativas próximas à linha do telhado, além de fragmentos de concreto e estruturas expostas no solo. Diante do risco, a área foi imediatamente isolada, com orientação aos pais de alunos e servidores para que permanecessem em local seguro.
Também foi identificado vazamento de uma caixa d’água sobre a estrutura colapsada e a presença de equipamentos elétricos energizados, sendo realizado o desligamento do fornecimento de água e energia do prédio. Durante a avaliação, foram percebidos estalos na área afetada, indicando possível progressão dos danos. A Defesa Civil Municipal também foi acionada para as providências cabíveis.
