Tocantins assina Carta de Rio Branco no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal
13 abril 2024 às 14h42
COMPARTILHAR
Durante o 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado no Rio Branco, Acre, o Vice-Governador Laurez Moreira (PDT) assinou, representando o Governo do Tocantins, um termo de pactuação para o desenvolvimento sustentável. A “Carta de Rio Branco” define oito obrigações que os estados integrantes da Amazônia Legal têm que cumprir, como o equilíbrio climático e a preservação da diversidade cultural e natural.
O acordo destaca a necessidade de enfrentar a pobreza persistente e os impactos dos eventos climáticos extremos na região amazônica além de reafirmar o compromisso com a proteção ambiental e o desenvolvimento inclusivo.
O evento é realizado anualmente e reúne os representantes dos estados que compõem a Amazônia Legal: Tocantins, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. O objetivo é traçar metas e objetivos para o desenvolvimento da região.
O Vice-Governador enfatizou o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável da região. Laurez afirmou: “Para o Tocantins, cooperar com os objetivos deste encontro não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental; é uma questão de visão de futuro, onde desenvolvimento e sustentabilidade caminham lado a lado”, afirmou.
A íntegra da carta assinada pode ser conferida aqui.
Brasil Sem Fome
Além da carta, também foi feito um termo de compromisso do Brasil Sem Fome, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, que apresentou as propostas do termo.
Entre as metas do programa estão: tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030; reduzir a cada ano, as taxas totais de pobreza; reduzir a insegurança alimentar e nutricional, especialmente a insegurança alimentar grave.