O Estado do Tocantins obteve um avanço no cenário fiscal brasileiro ao conquistar a classificação de Capacidade de Pagamento (Capag) B+, conforme avaliação divulgada pelo Tesouro Nacional. O resultado indica que o estado apresenta condições satisfatórias de equilíbrio fiscal, capacidade para honrar suas dívidas e aptidão para obter garantias da União em operações de crédito.

A Capag é um indicador utilizado para medir a situação fiscal dos estados e municípios, refletindo a capacidade de um ente público de pagar suas dívidas e manter um equilíbrio financeiro saudável. A nota B+ atribuída ao Tocantins indica que o estado está dentro dos parâmetros considerados favoráveis, com capacidade para contrair novos financiamentos sob condições específicas.

Para calcular a classificação de Capacidade de Pagamento (Capag), o Tesouro Nacional considera três principais indicadores fiscais, o endividamento, mantendo a relação entre a Dívida Consolidada e a Receita Corrente Líquida (RCL) dentro dos limites legais, a poupança corrente, através da capacidade de gerar recursos próprios, permitindo novos investimentos, e a liquidez relativa, que aponta a boa disponibilidade de caixa do estado para honrar suas obrigações financeiras de curto prazo.

Para Sergislei Moura, secretário do Planejamento e Orçamento, o bom desempenho fiscal do Estado é fruto de uma gestão equilibrada e responsável. “O Tocantins tem capacidade de realmente cumprir suas obrigações perante a população. Em anos anteriores, o Estado não tinha a estabilidade de pagar as progressões dos servidores e seus débitos com fornecedores, mas hoje o Estado mostra sua capacidade de continuar investindo e se manter funcionando. Isso também demonstra aos empresários um ambiente favorável ao investimento”, destacou o secretário.

O secretário da Fazenda, Donizeth Silva, também destacou a importância da conquista. Para ele, o reconhecimento do Tesouro Nacional reflete o compromisso do governo estadual com a responsabilidade fiscal, a transparência e o desenvolvimento sustentável. “Esse reconhecimento reflete nosso compromisso com a responsabilidade fiscal e a transparência, permitindo que possamos investir mais e melhor para atender às demandas da população”, afirmou.