Tocantins contesta boletim do Ministério da Saúde sobre caso confirmado de intoxicação por metanol em Alvorada
25 outubro 2025 às 16h46

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) negou, neste sábado, 25, que o estado tenha caso confirmado de intoxicação por metanol. A informação contradiz o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira, 24, que apontava um caso confirmado e outro em investigação no Tocantins.
Segundo nota oficial enviada à reportagem do Jornal Opção Tocantins, a SES-TO esclarece que há apenas um caso notificado, registrado em Palmas, e que ainda aguarda resultados laboratoriais para confirmação. O paciente permanece internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), sob acompanhamento da equipe multiprofissional.
A secretaria afirma que a inclusão do Tocantins entre os estados com casos confirmados foi um equívoco e que as equipes de vigilância estadual já entraram em contato com o Ministério da Saúde para solicitar a correção no próximo boletim nacional.
Dados equivocados
No levantamento federal, foram registrados 58 casos confirmados de intoxicação por metanol em todo o país, além de 50 em investigação. São Paulo lidera com 44 confirmações, seguido por Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso (1) e, até então, Tocantins (1). O número de mortes confirmadas chegou a 15, com outros nove óbitos ainda sob análise.
No documento do Ministério da Saúde, o caso confirmado no Tocantins seria em Alvorada e o suspeito em Palmas.
A SES-TO reforça que segue mobilizada, em articulação com o Ministério da Saúde, para garantir resposta rápida a possíveis novos registros. Os 139 municípios do estado já foram notificados para manterem atenção redobrada.
Nota da SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o Tocantins não tem caso confirmado de intoxicação por metanol.
A Pasta destaca que há um único caso notificado em Palmas, que ainda aguarda resultados de exames comprobatórios.
A SES-TO enfatiza que a publicação do Ministério da Saúde trouxe um equívoco e as equipes de vigilância estadual já contataram o órgão federal, para correção o próximo boletim nacional.
Palmas, 25 de outubro de 2025
Secretaria de Estado da Saúde
Boletim do MS
OMinistério da Saúde atualiza, nesta sexta-feira (24), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, 108 notificações foram registradas, sendo 58 casos confirmados e 50 em investigação. Outras 635 notificações foram descartadas.
O estado de São Paulo continua com o maior número de notificações, com 44 casos confirmados e 14 em investigação. O estado já descartou outras 434 notificações.
Além de São Paulo, há casos confirmados em outros estados: Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso (1) e Tocantins (1).
Em relação aos casos em investigação, São Paulo analisa 14, Pernambuco (19), Rio de Janeiro (1), Piauí (4), Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Norte (1), Paraná (4), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).
Dos casos confirmados, 15 são óbitos: 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Outros 9 óbitos seguem em investigação, sendo 4 em PE, 2 no PR, 1 em MG, 1 no MS e 1 em SP. Outras 32 notificações de óbitos foram descartadas.
Atualização
A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras após às 17h.
Ministério da Saúde
Veja o arquivo divulgado pelo Ministério da Saúde aqui
