Tocantins é o estado que mais cresce número de funcionários públicos, aponta levantamento
13 novembro 2025 às 15h37

COMPARTILHAR
De acordo com o levantamento da Organização Não Governamental (ONG) República.org, o Tocantins é o estado brasileiro que mais cresceu em número de funcionários públicos. O país inteiro teve um aumento, mas o estado Tocantinense atingiu uma alta de 523,6%. De 35.414 contratadas subiu para 220.851 em 2023, ano em que os dados do estudo foram embasados. A pesquisa considera os contratos contabilizados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) em todos os níveis de governo: federal, estadual e municipal.
Serviços administrativos e de saúde e educação são responsáveis por 60% das contratações de funcionários públicos do Brasil, segundo a organização. São Paulo, Estado mais populoso do país, é onde há mais funcionários públicos. No entanto, é também o Estado que teve a menor alta no período: de 1.360.753 para 1.868.739, um crescimento de 37,3%. Brasília não foi incluída no estudo por se tratar da capital, tendo dados não padronizados de funcionários públicos para o período específico e por registrar variações abruptas em 2023.

O Brasil tinha 12,7 milhões de funcionários públicos em 2023, considerando militares e profissionais que estiveram ativos em algum momento daquele ano. Desse total, 8,3 milhões eram contratados pelos municípios, numa proporção que cresce todos os anos. O anuário da República.org diz que essa alta de funcionários se deve principalmente à Constituição de 1988, que aumentou o tamanho do Estado ao tornar obrigatória uma série de medidas de bem-estar social.
Para conferir as informações da pesquisa clique aqui.
