Um alerta emitido nesta terça-feira, 21, pelo Instituto Nacional de Meterorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura mostra que o Tocantins será atingido pelo maior índice de chuvas e ventos de todo o Brasil. O Inmet publicou o aviso mostrando que os eventos se iniciaram às 09:58 do dia 21, terça-feira, com chuva entre 30 e 100 mm/dia (dependendo da região) e ventos intensos (60-100 km/h) com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Mapa da previsão de chuvas entre os dias 19 e 26/02. Fonte: Inmet

Seguindo o alerta do Inmet, o governo do Tocantins também está alertando a população através das redes sociais para que as pessoas, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há recomendação para, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Estes são os números também para chamadas de emergência. Em caso de quedas de redes de energia a recomendação é se afastar e chamar a concessionária de energia, Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.