Na tarde deste sábado, 20, a Defesa Civil Estadual, órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar, realizou um exercício simulado com envio de alertas para celulares de moradores de Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã.

De acordo com a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), a ação consistiu no teste da nova ferramenta “Defesa Civil Alerta”, que visa ser utilizada em situações de desastres para salvar vidas. “A população que recebeu o alerta não precisa tomar nenhuma atitude, pois se tratou apenas de um teste técnico para garantir a funcionalidade da ferramenta”, informou a corporação.

A Polícia Militar esclareceu ainda que não houve qualquer situação de risco real durante o exercício, reforçando que o objetivo era avaliar o funcionamento do sistema antes de seu uso em emergências.

Confira a nota:

NOTA À IMPRENSA – Esclarecimento sobre teste de sistema de alerta

20 de setembro de 2025

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) informa à população sobre o exercício simulado realizado na tarde deste sábado, 20, pela Defesa Civil Estadual, órgão integrante do Corpo de Bombeiros Militar.

A ação consistiu no teste da nova ferramenta “Defesa Civil Alerta”, que enviou uma notificação para os celulares de moradores das cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã. O objetivo é preparar o sistema para ser utilizado em casos de desastres, visando salvar vidas.

A PMTO esclarece que a população que recebeu o alerta não precisa tomar nenhuma atitude, pois se tratou apenas de um teste técnico para garantir a funcionalidade da ferramenta. Não houve qualquer situação de risco real.

PMTO – Comprometida com a Segurança de Todos!

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Tocantins

Leia mais:

População de Palmas receberá teste de alerta de desastres pelo celular neste sábado, 20