O governo federal destinará R$ 400 milhões do programa Luz para Todos ao Tocantins. Os recursos, provenientes do Ministério das Minas e Energia (MME), têm o potencial de beneficiar 5.300 famílias no estado, principalmente as de baixa renda, quilombolas, indígenas e assentados.

Inicialmente, 560 famílias serão atendidas, seguidas por mais 2.600 em uma segunda fase e o restante no segundo ano. O governador Wanderlei Barbosa expressou sua satisfação com o anúncio dos recursos.

“Vamos tentar trazer o ministro para uma cerimônia de lançamento aqui no Tocantins, pelo alcance social desse programa, que tem foco em famílias de baixa renda, famílias quilombolas, indígenas e assentados, que normalmente não têm condições de fazer uma regularização da terra e ter acesso a esse benefício da energia elétrica”, frisou o governador.

Barbosa ressaltou a importância do programa para as famílias menos favorecidas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para regularizar suas terras e acessar os benefícios da eletricidade. Ele destacou o papel do diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alan Kardek Moreira, e da bancada federal tocantinense, incluindo a professora Dorinha e o deputado federal Vicentinho Júnior, no processo de gestão com o MME para garantir esses recursos.

O governador expressou sua gratidão pelo empenho da equipe envolvida e enfatizou os impactos positivos que a eletrificação trará para o desenvolvimento e progresso do estado, mencionando especificamente a inclusão de 130 famílias na região de Paranã. “Em breve, esses chefes de família terão energia elétrica em suas casas, isso traz desenvolvimento e progresso para o Tocantins”, finalizou o governador.