Tocantins registra 5ª posição no ensino médio e 9ª no ensino fundamental em ranking de frequência escolar
22 dezembro 2025 às 16h49

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Dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgados em dezembro, mostram que o Tocantins obteve resultados relevantes nos indicadores de frequência escolar do ensino médio e do ensino fundamental. O estado manteve a liderança na Região Norte e figurou na 5ª posição nacional no ensino médio e na 9ª colocação no ensino fundamental.
No ensino médio, a taxa de frequência líquida atingiu 85,6%, colocando o Tocantins em 5º lugar no ranking nacional. O índice representa um avanço de duas posições em relação a 2024 e supera a mediana brasileira, estimada em 59,1%. O estado permanece como o primeiro colocado entre as unidades da federação da Região Norte nesse indicador.
Em relação ao ensino fundamental, o Tocantins alcançou 42,9% na taxa de frequência líquida, que mede a proporção de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculados na etapa correspondente à idade adequada. O desempenho garantiu ao estado a 9ª posição nacional, quatro colocações acima do resultado anterior, e ficou acima da mediana nacional, de 37,1%.
Segundo o levantamento, o resultado do ensino fundamental está associado ao fortalecimento do regime de colaboração entre o governo estadual e os municípios, estruturado a partir do modelo de educação de território adotado pela gestão estadual. Nesse contexto, o Profe nos Municípios, um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), atua no apoio às redes municipais, com foco no ensino fundamental I, do 2º ao 5º ano.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e envolve os 139 municípios tocantinenses, com ações integradas de apoio pedagógico, acompanhamento técnico e estímulo à melhoria dos indicadores educacionais. Entre as medidas estão a destinação de recursos financeiros e a concessão de premiações aos municípios que apresentam avanço nos resultados, com foco no alinhamento entre as redes de ensino, na continuidade pedagógica e em ações voltadas ao acesso, à permanência e ao desempenho escolar.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, atribui os resultados às políticas educacionais implementadas no estado. “Os avanços registrados refletem um trabalho consistente, baseado em investimentos contínuos e no fortalecimento do regime de colaboração com os municípios”.
Na avaliação do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, os indicadores refletem o impacto das políticas públicas adotadas para reduzir a evasão escolar. “São ações integradas que garantem o acesso, a permanência e a continuidade do percurso educacional dos estudantes, dos anos iniciais ao ensino médio”, afirma o secretário.
Entre as iniciativas citadas estão programas como a Bolsa Presente, Profe!, que concede apoio financeiro a estudantes matriculados em escolas de tempo integral, com o objetivo de estimular a frequência regular e a conclusão dos estudos. A ampliação da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes na rede estadual também é apontada como um fator que contribui para o aumento do interesse dos estudantes, ao relacionar a formação escolar com o ingresso no mercado de trabalho.
O levantamento também menciona a expansão das escolas de tempo integral e do Programa Jornada Escolar Ampliada, que inclui atividades complementares no processo de aprendizagem. Outras ações voltadas ao enfrentamento da evasão escolar incluem o Busca Ativa Escolar, que identifica e reintegra estudantes infrequentes ou fora da escola em articulação com a rede de proteção social, e o Programa de Recomposição das Aprendizagens, destinado ao apoio pedagógico de alunos com defasagens, especialmente aquelas associadas aos impactos da pandemia da covid-19.
