O estado do Tocantins será contemplado com R$ 63,4 milhões por meio do Novo PAC Seleções 2, anunciado na quinta-feira, 17, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante agenda em Juazeiro (BA). Os recursos fazem parte de um total de R$ 6 bilhões destinados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

No Tocantins, o investimento será aplicado em 314 ações, que incluem a entrega de 151 combos de equipamentos para estruturação de unidades básicas de saúde (UBSs), dos quais 117 são kits voltados para a realização de teleconsultas. Além disso, estão previstas a construção de sete novas UBSs e a implantação de nove unidades odontológicas móveis.

O estado também receberá reforço na frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), com 28 novas ambulâncias para expansão da cobertura e uma para renovação de veículo. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é ampliar o atendimento pré-hospitalar e garantir mais agilidade no socorro em situações de urgência.

Entre os municípios tocantinenses, Araguatins será beneficiado com a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), voltado ao atendimento em saúde mental, incluindo casos relacionados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Programa Agora Tem Especialistas

O programa Agora Tem Especialistas, vinculado ao Novo PAC Saúde, também contempla a modernização das UBSs já existentes. Em todo o estado, as unidades passarão a contar com equipamentos que permitem ampliar a oferta de procedimentos, exames e cuidados. Entre os itens previstos estão câmaras frias exclusivas para vacinas, aparelhos de ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafos para detecção precoce de doenças da retina e espirômetros digitais.

As unidades básicas serão equipadas ainda com kits para montagem de salas de teleconsulta assistida, permitindo que pacientes sejam atendidos por especialistas de forma remota, sem a necessidade de deslocamento para outros centros.

“Quando o presidente Lula lançou o Agora Tem Especialistas, ele disse que esse programa era o sonho da vida dele. E é esse sonho que está virando realidade. É um mutirão nacional de dignidade, que está colocando fim às filas que por anos condenaram o povo a esperar por atendimento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Além dos investimentos no Tocantins, o Novo PAC Seleções 2 prevê, em todo o país, a construção de 800 novas UBSs, 46 policlínicas, 130 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 7 mil salas de teleconsulta, 10 mil UBSs equipadas e 1.533 ambulâncias do SAMU.

Na edição anterior do PAC Seleções (2023-2024), o Tocantins também foi incluído entre os 1.907 municípios contemplados com recursos para obras e aquisição de equipamentos. Do total de 2.152 obras previstas nacionalmente, 74% já estão em andamento, de acordo com o Ministério da Saúde.