Quem possui processo de transferência de propriedade ou de Unidade Federativa (UF) de veículo em andamento, ou ainda pretende solicitar esse tipo de serviço até o fim de 2025, deve observar o prazo estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO). A conclusão dos procedimentos deve ocorrer até a próxima terça-feira, 30 de dezembro.

Segundo o órgão, os atendimentos relacionados a essas demandas estarão disponíveis nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro. Após esse período, os processos que permanecerem em tramitação, bem como aqueles que forem abertos e não concluídos até o encerramento do prazo, passarão a ter incidência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026.

O Detran/TO informa que a orientação é para que os proprietários de veículos nessas condições organizem a finalização dos procedimentos dentro do prazo estabelecido, considerando os efeitos administrativos e tributários vinculados à transferência.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito, as 44 unidades do órgão no Tocantins não terão expediente nos dias 24, 26 e 31 de dezembro, além de 2 de janeiro de 2026. A suspensão do atendimento presencial ocorre em razão do ponto facultativo previsto no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.963.

Durante os dias de recesso, permanecem disponíveis os serviços on-line relacionados à habilitação e a veículos, que podem ser acessados pelo site institucional do Detran/TO e pelos aplicativos CNH Digital e Detran TO Fácil.