Travessia por balsas entre Aguiarnópolis e Estreito começa nesta terça, 31, após desabamento da Ponte JK
30 dezembro 2024 às 14h43
COMPARTILHAR
Após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), a travessia no trecho será feita por balsas a partir desta terça-feira, 31. O serviço, conduzido pela empresa Pipes Navegações, foi articulado entre o Governo do Tocantins, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo Federal.
Inicialmente, as balsas atenderão pedestres, automóveis e caminhonetes. A travessia de caminhões está prevista para começar a partir de quarta-feira, 1º de janeiro. O governo do Tocantins ainda não informou se a travessia será paga ou gratuita.
A medida tem como objetivo amenizar os transtornos causados pela queda da ponte, ocorrida no último dia 22 de dezembro, e facilitar o deslocamento de moradores e trabalhadores que dependem da travessia. Desde o desabamento, motoristas têm enfrentado desvios e rotas alternativas, aumentando os custos e o tempo de viagem.
Em coletiva, o governador Wanderlei Barbosa explicou que o funcionamento emergencial das balsas foi resultado de articulação direta com representantes do Dnit e do Governo Federal. “Trabalhamos para viabilizar o serviço o mais rápido possível e aliviar o fluxo na região, principalmente para aqueles que dependem diariamente da travessia para o trabalho e o transporte de mercadorias”, disse.
Além de disponibilizar as balsas, o Governo do Tocantins mantém equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil no local para reforçar a segurança e auxiliar na organização do tráfego.
Após a interdição do trecho da ponte Juscelino Kubitschek, a Polícia Militar divulgou rotas alternativas para quem trafega entre o Tocantins e o Maranhão. Para quem sai do Tocantins, as opções incluem: acessar a TO-134, passando por Darcinópolis, Luzinópolis e São Bento, e seguir até Axixá e Imperatriz; utilizar a BR-226, desviando por Darcinópolis e Luzinópolis para chegar à TO-230 ou à TO-134, que leva a Axixá e Imperatriz; ou seguir pela BR-230/Transamazônica, passando por Nazaré, Luzinópolis e São Bento. Já para quem chega do Maranhão, a rota recomendada é acessar a BR-226 em Estreito até Porto Franco e, de lá, seguir pela BR-010 até Imperatriz.