Trecho da BR-235 entre Tocantins e Pará segue sem estudos técnicos, informa Dnit

10 julho 2025 às 16h38

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou ao Jornal Opção Tocantins que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da BR-235 está em andamento no trecho que liga a BR-153, nas proximidades de Fortaleza do Tabocão (TO), até o entroncamento com a BR-158, no distrito de Casa de Tábua (PA).
O estudo faz parte do Lote 18 do Contrato nº 119/2022, firmado com a empresa Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda., iniciado no segundo semestre de 2023. De acordo com o Dnit, já foram concluídos os estudos de tráfego, socioeconômicos, de alternativas e o orçamento preliminar de custos. A análise de viabilidade está em andamento, com previsão de finalização no segundo semestre deste ano.
No entanto, o trecho seguinte, que se estende de Casa de Tábua até o município de Novo Progresso (PA), permanece sem qualquer estudo técnico iniciado. Não há previsão orçamentária, edital ou projeto para essa etapa, o que compromete o avanço do empreendimento em sua totalidade.
A BR-235 é considerada uma rota estratégica para o escoamento da produção agropecuária e o fortalecimento da integração entre os estados do Norte e Nordeste do Brasil. A ausência de infraestrutura pavimentada em trechos significativos, sobretudo entre Tocantins e Pará, tem sido apontada como um dos principais gargalos logísticos da região.
O representante comercial Bruno César de Sousa Reis destacou que a construção da BR-235 representa um avanço para o desenvolvimento do Tocantins e do Vale do Araguaia. “A construção da BR 235 é um marco importante para o desenvolvimento do Tocantins e do Vale do Araguaia. Com a pavimentação, a região ganhará uma infraestrutura de transporte mais eficiente, impulsionando a economia local e gerando oportunidades de negócios e empregos”, afirmou.
Bruno César afirmou que, mesmo com trechos ainda sem asfalto, a conclusão da BR-235 deve impulsionar setores produtivos e aumentar a arrecadação no Tocantins e Pará. “Ainda há trechos a serem asfaltados, mas a conclusão da obra trará benefícios para a agricultura, pecuária e mineração, além de fomentar o turismo e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Com isso, os Estados do Tocantins e Pará terão um aumento na arrecadação de impostos e receitas, impulsionando ainda mais o desenvolvimento econômico e social da região”, concluiu.
Procurado pelo Jornal Opção Tocantins, o Dnit não informou sobre a realização de audiências públicas ou articulações políticas em andamento voltadas à continuidade do projeto até Novo Progresso.
Importância estratégica
A rodovia é vista como uma alternativa ao corredor Norte para o agronegócio, ligando regiões produtoras aos portos do Arco Norte. Prefeitos, produtores rurais e lideranças políticas têm cobrado maior celeridade no processo de planejamento e execução das obras.