O projeto da Estação de Pesquisa em Esperantina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Tiumen (Rússia) , foi apresentado nesta quarta-feira, 1°. O reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), professor Airton Sieben, acompanhado do assessor da Reitoria, professor João Vidal, cumpriu agenda institucional na capital tocantinense para discorrer sobre uma instalação de pesquisa climática. A estação será voltada para o monitoramento das mudanças climáticas na região da Amazônia-Cerrado.

A primeira reunião ocorreu na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), onde foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos). Durante o encontro, o parlamentar manifestou apoio político à iniciativa e entrou em contato com a prefeita de Esperantina, Tota (União). 

O reitor Airton Sieben destacou a relevância estratégica da Estação de Pesquisa. “A Estação de Pesquisa em Esperantina representa um marco científico para o Tocantins e para o Brasil. Trata-se de uma infraestrutura estratégica, construída em cooperação internacional com a Universidade de Tiumen, que vai permitir avançar nos estudos sobre biodiversidade, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável na região Amazônia-Cerrado”, destaca.

Siebem explica também que a Estação de Pesquisa em Esperantina será voltada ao monitoramento das mudanças climáticas na região Amazônia-Cerrado, abrigando pesquisas em biodiversidade, sequestro de carbono e gases de efeito estufa. “O projeto busca consolidar a UFNT como referência em ciência e inovação na Amazônia Legal”, conclui.

O professor João Vidal ressaltou os motivos técnicos que tornam Esperantina um local estratégico para sediar a Estação. “A escolha de Esperantina é estratégica porque a região está localizada entre os biomas Amazônia e Cerrado, numa área de transição que reúne grande diversidade ecológica. Além disso, situa-se próxima ao encontro dos rios Tocantins e Araguaia, o que amplia as possibilidades de estudos sobre a vida aquática”.

A comitiva foi recebida pelo presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Afrânio Vilar Freire de Carvalho, que conheceu em detalhes os objetivos da Estação de Pesquisa.

A jornada de visitas inclui ainda passagens pelos gabinetes dos deputados estaduais Marcus Marcelo (PL) e Júnior Geo (PSDB), e um encontro com o deputado Jorge Frederico (Republicanos), que recebeu a equipe acompanhado do prefeito de Goiatins, Manoel Natalino (Republicanos), e da primeira-dama Ana Reis.

Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.